A EQUIPE

História da Equipe

A equipe foi formada em 2001 por alunos de Engenharia Mecânica da UFRJ. Hoje, dela fazem parte estudantes de vários cursos e períodos, sem distinção de capacidade e conhecimento, objetivando o aprendizado de todos, conforme o intuito da competição.

No ano de 2003, a equipe iniciou sua participação na competição, após dois anos de aprendizagem. O projeto “Darth Vader”, basicamente feito em fibra de carbono, foi de grande importância para estudos de estrutura e estabilidade.

Em 2004, a equipe participou com dois aviões: o “Cafifa”, projetado pelos membros mais experientes; e o “Júnior”, que ofereceu aos novos membros oportunidade de maior aprendizado. O “Cafifa” despertou grande interesse da mídia por causa da sua configuração semelhante a um grande cargueiro americano, que era capaz de viajar dos EUA até a China sem abastecer. Na competição, o mesmo foi premiado com a menção honrosa de projeto inovador. O “Júnior”, como visava o aprendizado, apresentava uma configuração mais simples, porém não menos trabalhosa.

Já em 2005, com o projeto “Foca”, foi iniciada a utilização da fibra de vidro. A configuração era semelhante à do “Cafifa”, já que o mesmo foi um ótimo projeto.

Para o ano de 2006, foi adotada uma configuração mais convencional, devido à troca da fibra de carbono pela madeira de balsa. Esse projeto foi totalmente inovador para a equipe.

Em 2007, foi desenvolvido o “Al”. Um projeto sofisticado bastante elogiado pelos juízes. O relatório de desempenho esteve entre os 10 melhores de 80 equipes.

No ano de 2008, foi confeccionado um biplano com quase três metros de envergadura que vazio pesava aproximadamente 5kg. Devido ao seu tamanho, foi estimado que ele carregaria quase 14kg.

Em 2011, o projeto “Duas Caras” se destacava pela sua rápida decolagem, baixo peso e pela possibilidade de carregar muito peso. Um ano muito bom na parte técnica, contando com uma ótima nota em aerodinâmica e uma grande melhora na parte de cargas e estruturas. Este projeto resultou no 26º melhor relatório entre os 91 participantes.

Em 2013, o projeto “Comandante Hamilton” progrediu mais uma vez na parte técnica, tendo altas notas em aerodinâmica e estabilidade. Contudo, apesar do potencial do projeto, um erro estrutural e de construção causou sérios problemas durante a competição.

Em 2014, o projeto “Omitzva” gerou grandes resultados, recuperando as posições perdidas em 2013, saltando da 38ª para a 21ª posição. Este era consideravelmente leve, pesando apenas 1,8kg. Neste ano também foi introduzido o uso de peças feitas por impressão 3D, sendo uma das primeiras equipes a utilizar.

No ano de 2015, foi introduzido um software de aerodinâmica com uso de algoritmo genético, além da melhora do projeto e da manufatura de elementos em fibra de carbono e impressão 3D. O "Cavaco" foi um dos aviões de maior envergadura da equipe, esta sendo de 2,5m. Foi projetado um sistema de travamento de carga que garantiu à equipe a menção honrosa de menor tempo de retirada de carga, de apenas 2,8s.



ÁREAS


Aerodinâmica

Área onde o projeto se inicia e fundamental para o dimensionamento de nosso avião, pois estuda as forças que o movimento do ar gera sobre ele.
Chefe de área: Luiz Felipe

Cargas e Aeroelasticidade

Área responsável pelo estudo dos esforços atuantes sobre a aeronave em diferentes condições de voo e manobras em solo. Tem como principal objetivo apresentar resultados para o projeto estrutural.
Chefe de área: Fernando

Controle e estabilidade

Estabilidade e Controle é a área responsável por garantir que o avião tenha agilidade e estabilidade para cumprir o propósito de sua missão.
Chefe de área: Luiz Pirrone

Desempenho

Área que cuida do conjunto motriz do avião! Desde avaliar as melhores soluções, até testes estáticos e dinâmicos para garantir uma performance ótima do modelo.
Chefe de área: João Lucas

Elétrica

A elétrica é a área responsável pelo dimensionamento dos componentes eletrônicos que tornarão a aeronave manobrável.
Chefe de área: Ramon

Estruturas

Área responsável pelo projeto estrutural da aeronave, incluindo escolha de geometria, dimensionamento, cálculos de resistência, escolha de materiais, ensaios mecânicos, simulações e testes estruturais de componentes.
Chefe de área: Aline

Financeiro

O financeiro é o setor responsável pelos investimentos da equipe, englobando diversas funções. Essa área é encarregada de organizar o fluxo de caixa, realizar pagamentos e negociar com as empresas.
Chefe de área: Juliana

Marketing

Área responsável por lidar com a divulgação da equipe, buscando patrocinadores, movimentando as mídias digitais, marcando presença em eventos e visitas técnicas ao laboratório, além buscar parcerias para o crescimento da equipe.
Chefes da área: Juliana e Gleyce

Modelagem 3D

Área responsável pela união das partes do projeto, criação de peças 3D necessárias, confecção de plantas de construção e plantas técnicas que serão avaliadas no relatório.
Chefes da área: Gleyce e Mariana



Membros 2018

Fernando José Diehl
Piloto Comercial da Gol
Piloto
Felipe Porto
Engenharia Mecânica
Capitão
Aline Affonso
Engenharia Mecânica
Estruturas
Fernando Pimentel
Engenharia Mecânica
Cargas
Gleyce Souza
Engenharia Civil
Modelagem 3D e Marketing
João Lucas
Engenharia Mecânica
Desempenho
Juliana Martins
Engenharia de Produção
Financeiro e Marketing
Luiz Felipe
Engenharia Mecânica
Aerodinâmica
Luiz Pirrone
Engenharia Mecânica
Controle e estabilidade
Mariana Tavares
Engenharia Mecânica
Modelagem 3D
Ramon Machado
Engenharia Eletrônica
Elétrica
Faianny Perfeito
Engenharia de Produção
Marketing
Gabriela Lemos
Engenharia Elétrica
Elétrica
Gustavo Prado
Engenharia Mecânica
Controle e estabilidade
João Gabriel
Engenharia Civil
Estruturas
Lucas Guimarães
Engenharia Mecânica
Estruturas
Matheus Bolzan
Engenharia Mecânica
Desempenho
Matheus de Souza
Engenharia Civil
Cargas e Aeroelasticidade
Matheus Mattos
Engenharia Mecânica
Controle e estabilidade
Olívia Andrade
Engenharia Ambiental
Modelagem 3D


Ex-Membros 2017

Arthur Couto
Engenharia Mecânica
Controle e estabilidade
Felipe Jorge
Engenharia Naval
Controle e estabilidade
Gabriel Machado
Engenharia Civil
Elétrica, desempenho e financeiro
Henrique Santiago
Engenharia Mecânica
Aerodinâmica
Lucas Abrantes
Engenharia Mecânica
Aerodinâmica
Patrícia Sbano
Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Estruturas e capitania
Suzana Nunes
Engenharia Naval
Aerodinâmica


CONTATO

Você pode entrar em contato conosco enviando um email para: aerodesign@poli.ufrj.br,
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